Crise de Credibilidade

February 10, 2017

 

O grande problema da crise de credibilidade que estamos passando é o impacto direto na prosperidade de nosso País.

Segundo o ranking deste ano do índice de percepção de Transparência Internacional (vejam infográfico abaixo) o Brasil ficou na posição 76 entre as 168 nações avaliadas. Este é um índice de percepção de corrupção em um País. Em geral, quanto menos corrupto (mais confiável) se percebe País, mais próspera é sua economia.

A Dinamarca ficou em 1º lugar, como o país em que a população tem menor percepção de que seus servidores públicos e políticos são corruptos. A nação mais transparente registrou um índice de 91 – a escala vai de 0 (extremamente corrupto) a 100 (muito transparente). O Brasil ficou com 38 pontos.

A relação entre "confiança/credibilidade" e "prosperidade" existe simplesmente pelo fato que a confiança afeta duas contribuições-chave na prosperidade: a velocidade e o custo. Quando a confiança diminui a velocidade se reduz drasticamente e o custo aumenta. Por quê? Simples, porque há um tributo que pagamos pela baixa confiança, ou seja, tudo leva mais tempo quando não confiamos nas pessoas/empresas/governantes e consequentemente aumentam os custos nas transações/negociações.

Mas isso tudo nós já sabemos, ou pelo menos percebemos de alguma forma.

Precisamos agora dar a volta por cima, como muitos países já fizeram, e mudar a nossa cultura do "jeitinho Brasileiro", para uma cultura de respeito e credibilidade.


Soltar estas amarras que nos prendem aos velhos condicionamentos e parar de achar que tirar vantagem nas coisas é normal... pode ser comum por aqui, mas não é normal. Assim como é comum ver uma criança pedindo dinheiro na sinaleira, mas não tem nada de normal nisso.


Vamos nos comprometer em construir uma cultura de alta confiança. Uma cultura multiplicadora de desempenho que possa ser convertida diretamente em maior prosperidade.

 

 

 

 

http://www.transparency.org/cpi2015

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Sim! Você merece o melhor.

January 10, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

August 27, 2018