Líderes por Excelência! O que acontece quando uma empresa aposta na humanização de seus colaboradores?

February 13, 2017

 

Poucos são os líderes capazes de perceber a capacidade do ser humano, em principal da sua equipe de colaboradores, porém, aqueles que os fazem são totalmente felizes em seus resultados. Esta capacidade de liderar, já inicia na apresentação, onde as pessoas que ali transitam, são reconhecidas por suas ideias e não apenas pelos currículos apresentados. Por vezes, acredite! Sequer o currículo físico, são analisados. A verdadeira análise se faz no olho a olho, tom da voz, forma de falar, sentar, se posicionar e sentir o ambiente.

 

O líder realizado pensa no bem-estar do seu negócio, e ele acredita e reconhece, que cada ser integrante do espaço físico deste negócio, é um ser capaz de valorizar e expandir seus valores e crenças, e assim, concretizar os resultados materiais com satisfação. Falar em “pressão” neste caso, só se for para que cada ser integrante siga sua evolução pessoal, e assim, a cada dia, cada projeto e cada resultado, estimule mais e mais suas capacidades de realizações pessoais, favorecendo as profissionais.

 

Hoje os próprios diretores das empresas estão diretamente relacionados com o campo operacional, onde tais líderes são aquelas pessoas capazes de ter a admiração e respeito de seus colaboradores, que são agora, bem-vindos no formato parceiros de negócio. Com tantas nomenclaturas, esta é ideal nos negócios destes diretores líderes que entenderam a relação de liderança e operações, afinal, setores existem para se complementarem e não se desfazerem de seus potenciais. Seria então ideal, realizar um alinhamento entre parceiros e setores nesta situação, onde o humano estabelece uma relação de troca de capacitações em prol de resultados eficazes como um todo.

 

Acredita-se, principalmente por característica, que com este pensamento de valorização do ser, a tendência é que este tipo de negócio esteja em constante crescimento, por vezes, inesperados e alcançados com esforços saudáveis. Quando falamos em saudáveis, estamos falando que cada ser e cada setor, evolua com muito mais resultado do que gasto de energia física, mental ou material.

 

Uma forma totalmente inovadora de liderança por capacitação humana, quando empresas deixam de ser meros papéis e sim ideais. Pessoas deixam de ser somente números e passam a ser humanos. Metas deixam de ser um peso e passam a ser propósitos.

Este é o novo formato de profissional de excelência, um profissional que possui total gestão pessoal, tanto sua como de seus parceiros. Falamos aqui, de gestão e capacitação pessoal onde a preocupação de pessoas com excelência, consiste na capacitação dela por ela mesma, ou seja, este parceiro ou parceira de negócios, deve ter igualmente ao seu líder, a tal gestão pessoal, independente de cargos e sim, dentre suas capacitações. Pois é sabido que a gestão pessoal independe de setor ou ramo, esta, deve ser estimulada em todo o grau do ser. Pessoas que possuem autogestão, possuem o tal poder pessoal que as fazem estar em constante processo evolutivo.

 

 

Trago uma análise feita pelo autor Seth Godin, quando fala do ser como um ser indispensável. Contrário a vários pensamentos de que o ser é totalmente dispensável, me identifico com a ideia de evolução de Seth Godin, pois acredito sim que existem pessoas que se fazem indispensáveis. Tal ser indispensável, faz parte desta minoria de pessoas com autogestão das quais trago ao longo destas linhas.

 

O profissional de excelência é um ser indispensável, por ser este, um líder independente de chefia, cito cargos de liderança como um todo, inclusive diretores que não sabem a que estão. Não é mera coincidência que existem aquelas pessoas lembradas por muitos como pessoas de alta performance ou até mesmo, meras pessoas de “sorte”. Lembre-se, profissionais de alta performance dedicam-se a evolução pessoal e pessoas consideradas de “sorte”, possuem capacidades provenientes principalmente de constantes experiências, porém, com a capacidade de saber utilizá-las no contexto em que estão inseridas e com o respeito merecido.

 

Isto então, é o que acontece com empresas que estão preocupadas em capacitar seu profissional como pessoa, valorizando o humano que existe em cada um. Para isto estas empresas e seus líderes procuram principalmente por treinamentos comportamentais que desenvolvem as lideranças de forma ampla, junto a acompanhamento por profissionais capacitados, como um coach por exemplo. Profissionais com olhar amplo e eficaz, possibilitando resgates e percepções de essência do ser, para utilização de todo o seu potencial realizador e transformador.

 

“Pré – ocupe-se”, com a essência e jamais terá preocupação alguma!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Sim! Você merece o melhor.

January 10, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes