Habilidades Sociais e suas Influencias mercadológicas...

April 4, 2017

  

Devido ao dinamismo da atualidade, momentos interativos são decisivos no sucesso das empresas, produtos ou serviços. Momentos estes, onde são atualmente ditos como “a hora da verdade”, onde acontecem de fato as impressões vivenciadas nos ambientes de serviço, possuindo relações diretas entre colaboradores e clientes, permitindo a avaliação destes em seus diferentes estágios de utilização. 

 

Com a mudança cultural que o mercado vem enfrentando, existe a necessidade da comunicação eficaz e prática, principalmente que seja de impacto emocional nas pessoas, atingindo resultados eficazes trazidos pelos estímulos, onde faz-se relevante, que o ambiente físico de serviço apareça no papel de modelagem de experiência do consumidor, afim de atingir sua satisfação. Atualmente, as organizações estão se adaptando por reconhecerem a importância deste ambiente de serviço no conceito geral de valor, buscando a satisfação do cliente através do conforto. É importante referenciar as análises diretas que dizem respeito a formação geral da satisfação do cliente e, o nível de resultados gerados na comparação com a expectativa na contratação do serviço, e a percepção deste mesmo cliente durante e após o seu término.

 

Existe o conceito de que, se deve colocar o foco nas percepções do cliente durante todas as etapas do serviço, pois, é devido as várias percepções do cliente ao longo do processo, que se vai acumulando uma sequência de momentos vivenciados, e onde se dará sua percepção geral de satisfação com o serviço prestado e seu resultado. Já seguindo o foco de mercado na era atual, existe quebra de paradigmas que está fazendo com que o mercado se volte totalmente para os clientes finais, gerando benefícios e importância de marca a um mercado onde as pessoas precisam se reestruturar para permanecerem ativas. As pessoas então, precisarão ter foco na satisfação tanto do cliente quanto pessoal para poder repassá-las. Assim, a tendência que já existe, é de que as pessoas se voltem cada vez mais a treinamentos e cursos comportamentais onde, desenvolvendo o autoconhecimento e a compreensão de seu estado emocional para saber lidar com estas transformações já existentes.

 

Existe ainda, a necessidade de pessoas indispensáveis na organização formando um terceiro setor, saindo da performance de gestor ou empregado ainda vivida culturalmente, para a importância do ser indispensável, que seria aquela pessoa a qual possui o papel de inovação, criatividade e liderança dentro das empresas. Estas características são importantes para o diferencial de mercado, porém pouco pensada nas bases educacionais, que por uma necessidade mercadológica vem se estruturando constantemente através do desenvolvimento da inteligência emocional e habilidades sociais, trabalhando suas próprias performances para atingirem a excelência trazendo ações leves e eficazes. 

 

 

O ápice está em preservar as características individuais e desenvolver as necessárias junto a empatia e comprometimento pelo serviço em si, mantendo a congruência em seus valores, já que a manutenção de seus clientes e prospecções de próximos, está diretamente ligada ao resultado atingido pelos clientes atuais. É inevitável praticar o marketing de serviço nas organizações, já que a experiência dos envolvidos é decorrente de sua opinião e disseminação. Contudo, seria sem propósito o investimento na comunicação gerando as demandas a toque de caixa. O foco, ocorre na identificação da busca do usuário sob sua ótica da realidade vivenciada com os serviços oferecidos, sendo esta uma atividade tática, a fim de orientar seus gestores na condução das ações tomadas junto a seus clientes. Por conta disto, é importante trabalhar e praticar novas habilidades sociais, fazendo com que as prospecções consigam contatos com usuários adotantes. É preciso que as organizações busquem construir e manter relacionamento em todas as etapas do cliente, focando sua atenção na qualidade da prestação dos serviços, seu marketing e sua gestão, pois a satisfação pode ser mantida com relacionamento, mas se define na entrega do que foi prometido.

 

As percepções sensoriais, influenciam diretamente nos resultados gerados, sabendo que, os desejos físicos das pessoas, devem ser estimulados pelo ambiente a fim de facilitar suas percepções sensoriais e suas experiências a ponto de criar significados a seus clientes e prospecções. Trazendo estas premissas para o ponto de vista em beneficio empresarial, treinamentos de desenvolvimento comportamental e habilidades sociais, estão ligados diretamente a um processo de ações e reflexões, causando impacto direto na efetivação dos objetivos estratégicos das empresas devido a mudanças no comportamento do indivíduo que, tende a melhorar suas ações trazendo benefícios para ele e a empresa em questão.

 

As empresas clarificam a premissa de desenvolvimento de seus colaboradores com ganho na produtividade, e principalmente resultados positivos na qualidade de vida das pessoas envolvidas, gerando impacto sobre o coletivo. Estes treinamentos então, passam a ter maior procura, apresentando seus objetivos alcançados. Seguindo na ideia do coletivo, uma mudança na administração de mercado nos tempos modernos onde evoluímos continuamente para uma abordagem humanista, focando na realização do indivíduo até que este traga resultados nas organizações, sendo eficaz o estudo e a avaliação do ser humano, para então, administrar seus recursos humanos dentro das organizações, diante o aprofundamento das teorias e práticas do comportamento organizacional. Diante este cenário, se apresentam eficientes as ações dos recursos humanos sobre todos os setores da organização afim de orientar, influenciar e controlar as políticas e as práticas desta nova gestão sensorial.             

 

 

As expectativas criadas pelos clientes, normalmente possuem relação direta na observação do ambiente, desta forma são realizadas verdadeiras analogias a partir de estímulos gerados ao comunicar o espaço explorado pelo próprio cliente. Estes clientes podem expressar seus sentimentos ou opiniões sem sequer terem experimentado o produto ou serviço, apenas explorando e transitando no espaço pretendido, assim, o físico deve ser congruente ao pessoal. Ainda existe grande necessidade de entendimento como um todo sobre as diferentes reações apresentadas pelo indivíduo diante um fato apresentado. O que faz ser primordial um estudo e pesquisa vivencial afim de enfatizar as afirmações, onde se alerta sobre os fatos somáticos ao sinalizar as experiências causadoras de emoções que se utilizam de certos padrões reagentes onde podem e normalmente se repetem ao se deparar com o fato novamente, desta forma faz-se importante o conhecimento destas reações para saber como usufruí-las em benefício das organizações.

 

 

 Fica a reflexão para o seu negócio, produto ou serviço. Tenho certeza que ao fazê-la, terás um crescimento pessoal e profissional incrível!

 

Como as percepções sensoriais estimuladas pelo ambiente, podem influenciar emocionalmente meus clientes?

 

 

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