Comunicação Assertiva Otimizando a Experiência Humana

July 11, 2018

 

Entendemos a comunicação assertiva como uma ferramenta para otimizar a experiência humana e, uma das principais competências das pessoas de sucesso. A habilidade de se comunicar de forma assertiva, tem por consequência uma atitude pessoal positiva, o que aumenta a capacidade de relacionamento interpessoal, criando um ambiente colaborativo sem conflitos, sendo uma das competências da inteligência social.

 

Tem como característica um efeito eficaz de várias formas, pois passa as informações com clareza, exatidão e fluidez, gerando uma interação na comunicação, que obtém o retorno esperado através de um diálogo com maior intercolaboração. 

 

No contexto empresarial, a comunicação intrapessoal e a interpessoal, possuem grandes responsabilidades. No ano de 2010 a instituição PMI (Project Management Institute Brasil), realizou uma pesquisa com 300 empresas de grande porte no Brasil. O resultado foi de que 76% das empresas apontam a falha na comunicação, como um dos principais fatores de fracasso nos projetos.

 

...“O problema de comunicação é antigo, mas está se tornando mais evidente. Não sabemos escrever bem, não falamos bem o que queremos, não nos relacionamos bem com todos os perfis existentes em um ambiente de projeto”. Explica o diretor do PMI – Rio, Walther Krause.

 

 Desta forma avaliamos a falha na comunicação como o maior gargalo das empresas. Por outro lado, a comunicação assertiva faz parte de projetos mais produtivos e efetivos, assim como gera um ambiente de trabalho saudável pois a eficácia de um trabalho em equipe, possui a comunicação como seu principal pilar. Em se tratando dos processos pessoais, a comunicação assertiva faz parte de um processo fundamental que facilita e mantém os relacionamentos afetivos com colegas, amigos e familiares.

 

Você já reparou como pessoas de sucesso costumam ser ótimos comunicadores?

 

No entanto, o indivíduo dito “bom de papo”, nem sempre é um bom comunicador, já que nem sempre obtém o resultado desejado, pois por vezes é uma comunicação ineficaz, sem assertividade e com alguma “enrolação”. Uma entrevista recente (2018), publicada pelo The New York Times, mostra que 89% das empresas americanas, consideram a competência da comunicação um quesito fundamental para a contratação e retenção dos seus colaboradores.

 

*Assista o vídeo e veja alguns dados de melhorias e cuidados na comunicação.

 

CONHEÇA 3 SUPER DICAS PARA DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA:

 

  1. Aprenda a ouvir na essência: É preciso escutar de fato, dar espaço ao outro. Mesmo que discorde das opiniões, permita que se concluam os raciocínios e se necessário somente após mostre o seu ponto de vista com argumentos contundentes;

  2. Seja direto: Falar o que interessa ao contexto, sem enrolar. Se precisar faça uma breve introdução mas vá direto ao ponto chave do que deseja, assim você ganha tempo e credibilidade. Porém cuide para não julgar ou parecer agressivo impondo sua opinião;

  3. Esteja atento aos gestos: É importante estar atento também aos sinais corporais e expressões faciais para adequar-se e comunicar-se assertivamente.

 

Siga estas dicas e tenha sucesso em suas comunicações pessoais e profissionais. Quer praticar cada uma delas e saber mais sobre a comunicação assertiva?

 

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